Terapia X Religião, qual é o resultado final?


O motivo que levou-me a iniciar esta pesquisa foi exatamente em função do meu trabalho como Terapeuta Complementar na área Holística: 
Fiz um profundo estudo nas técnicas e práticas Terapêuticas do Espiritismo, o Candomblé Africano e o Pentecostalismo. E busquei parâmetros para o Projeto de minhas pesquisas que denominei "Terapêutica, Desenvolvimento e Experiências dentro do conceito Espirita".

Abordo aqui o entrelaçamento entre Religião e Terapia em todo o seu contexto, a minha finalidade e de também investigar como estão estruturados os processos Terapêuticos, tanto no que diz respeito a ação dos Terapeutas, quanto os efeitos que são produzidos nos nossos Pacientes. 

- É nessa perspectiva e a partir dessa experiência que me propus a escrever estas linhas, não com a profundidade merecida, mas baseado nas explicações e as práticas que são mistradas no Espiritismo para questões entendidas como "problemas de saúde mental", que aqui colocarei como "problemas comportamentais"!

Situações compreendidas como "anormais ou desviantes" pela comunidade em geral e pelo modelo comparativo que pretendo mostrar.

- Para explicar esta questão, dividi o tema em duas seções! 

Na primeira, fasso uma rápida abordagem sobre Religião: origem, circunstâncias do surgimento, postulados básicos e visão de Mundo. 

Na segunda, aponto especificamente os significados da Terapêutica relativos à saúde mental. 

O desenvolvimento desta pesquisa teve como embasamento principal, minhas experiências nestes ultimos vinte e cinco anos de trabalhos Terapêuticos sistemáticamente ligados a espiritualidade, inúmeras visitas a vários centros e casas espíritas, onde observei as atividades desenvolvidas, e a realização de incontáveis experiências pessoais como Terapeuta da Alma. 

Comentando sobre o Espiritismo:

Conforme as minhas pesquisas feitas com Terapeutas espíritas e fontes consultadas na doutrina espírita, como assim é denominada pelos adeptos da religião/doutrina...  o Espiritismo surge na França no século passado, onde o seu codificador Hippolyte Leon Dénizard Rivail, posteriormente cognominado Allan Kardec, tomou conhecimento de fenômenos estranhos que estariam ocorrendo em Paris, tais como, mesas girantes, comunicações, etc., e passou a pesquisa-los, decorrendo daí a revelação por ele dos Espíritos e sobre o Mundo espiritual. 

Então, mediante a comunicação que é travada entre Kardec e os Espíritos superiores é elaborada a codificação da doutrina/religião, traduzindo-se em cinco obras basilares: "O Livro dos Espíritos", publicado em Paris em 1857 e que, constitui a filosofia da doutrina. 

"O Livro dos Médiuns", em 1861, e em anos posteriores as três obras restantes, "O evangelho Segundo o Espiritismo", "O Céu e o Inferno" e a "Gênese", que para mim constituem assim... o famoso "pentateuco Kardecista".

Os postulados norteadores da doutrina que entrou no Brasil em meados do século XIX dizem respeito à mediunidade, à caridade e ao estudo. Os espíritas entendem-na não só como uma religião, mas também como uma filosofia e uma ciência.

O Espiritismo é uma ciência, uma filosofia, uma religião, e que precisa ser observada através desse tríplice aspecto. 

- Não é uma religião como as outras. É uma religião, mas é uma ciência sobretudo, e também uma filosofia!

É uma filosofia porque responde a questões fundamentais da existência: 'De onde viemos?', 'para onde vamos?', 'qual o nosso destino?', 'o que é que estamos fazendo neste Planeta?', 'qual a razão do sofrimento?' e 'a existência de Deus!'...

A revelação da doutrina se pauta, também na parte científica, nos fatos. 

- O que é que comprova uma verdade? 

Os fatos. Então, os fatos surgiram, que eram os fenômenos, chamados fenômenos mediúnicos... 

- Ela surgiu na época em que foi o método que também Kardec usou! 

Os fatos foram surgindo, então os pesquisadores se aproximavam e faziam seus testes, as análises, os exames. Com quem? 

- Com os Médiuns!

Num outro momento Kardec fala sobre o aspecto religioso da doutrina:

"Falo no aspecto filosófico, que responde [a] questões fundamentais da vida. Falamos do aspecto científico, que prova a existência dos Espíritos, prova a relação, o aspecto científico da doutrina mostra como é que acontece!" 

- Por que isso é ciência!

A ciência mostra como acontece. A filosofia diz, demonstra porque acontecem as coisas. 

Mas existe também outro aspecto, uma outra questão fundamental, que as pessoas sempe questionam: 'Mas para que acontece?'

- Então, normalmente quem deveria responder para quê seria o aspecto religioso, seriam as religiões (...). 

O Espiritismo, no seu aspecto religioso ao demonstrar através da visão científica a existência dos Espíritos, suas relações com os homens, os fenômenos que eles promovem, mostrando também que tudo funciona em função da grande inteligência, que é Deus, que os Espíritos chamam 'a causa primária de todas as coisas'. 

- Mostrando-nos também que há um sentido para a vida - o seu aspecto filosófico!

Há um sentido. No seu aspecto filosófico ele diz porque a pessoa sofre. Por que a dor? 

Como é que pode ser alcançada a felicidade. E porque é bom as pessoas praticarem o bem. 

- E aí entra o aspecto religioso!

Então teria que ter um paradigma para isso, um modelo, que aí então é o Cristianismo, que é Jesus.

No contexto da Europa do século XIX, o Espiritismo se apresenta como ciência pois, conforme os adeptos argumentam, a comunicação espiritual pode ser experimentada e comprovada, adquirindo assim um estatuto de prova científica. 

- Uma outra questão que marca significativamente a doutrina é o viés evolucionista!

No universo espírita os homens estão encarnados na Terra para progredirem. 

Progresso esse, que vai sendo galgado em direção à perfeição na medida em que os homens procuram praticar o bem, a caridade, mudar a sua conduta moral no sentido de tê-la a mais correta possível, assim como expiam os seus karmas/débitos desta e de outras vidas.

- "Reforma Íntima"!

"O livre arbítrio relativo e o determinismo são fundamentais no modelo espírita kardecista, visto que as causas dos sofrimentos e dores atuais senão oriundos de desmandos e imprevidências praticadas nesta vida, teriam suas origens em vidas passadas, nas quais o homem fez mal uso de seu livre arbítrio violando as leis de Deus; e por isso ele retorna ao plano terreno para expurgar os seus maus atos." 

- No universo cosmológico da religião, os dois mundos, o visível (material/concreto) e o invisível (o espiritual) estão em constante comunicabilidade!

Daí um dos motivos para os homens poderem tornassem presas de Espíritos obsessores que se ligam a eles por "afinidades ou por débitos passados", que é uma das causas possíveis para os problemas comportamentais (...)

- Porém, de forte conteúdo moral o Espiritismo tem como pilar fundamental que as causas de todos os nossos problemas, dores, sofrimentos são originárias de nossas próprias fraquezas e desvios morais, de nossas paixões e vícios que ainda não aprendemos a controlar ou precisamos depurar para chegarmos à perfeição. 

- Desta maneira, até as influências do universo sobrenatural, que são vistas como provocadoras de comportamentos anormais e bizarros seriam também de nossa inteira responsabilidade! 

Isto parece-me muito interessante pois os contextos religiosos funcionam como mitigadores de rótulos negativos geralmente associados a tratamentos psiquiátricos e à categorias que são atribuídas aos indivíduos com tais desvios pela comunidade de forma geral, como "louco", "doido" ou "maluco", na medida em que exculpabilizam os indivíduos dos seus atos, visto que estes estão "embruxados", "enfeitiçados", "encantados", "fascinados", tendo que "fazer a cabeça", "fazer o santo", etc. (algo portanto, que foge ao seu domínio e do qual eles não são responsáveis), e os reintegram socialmente a partir de sua inserção em tais contextos (...)

Um obsidiado, embora acabe também funcionando como um suavizador perante a comunidade em relação a outros rótulos valorados negativamente, no contexto espírita ele não é desresponsabilizado por ser entendido com tal, ao contrário, se ele assim o é ou está é por ter permitido que isso ocorresse mediante a sua conduta indevida ou a dividas passadas que o ligaram ao Espírito obsessor, contraídas, ao seu turno, por fraquezas morais, desmandos e realização do mal. 

Sob a visão deste aspecto, ao nos questionarmos se a "loucura" poderia ser ou não entendida como uma responsabilidade do próprio homem e do seu comportamento, e a partir disso o favorecimento para a existência de uma influência sobrenatural que acentuaria o seu comportamento anormal, eu entendo o seguinte:

- Pode. A medida que a pessoa tem um comportamento inadequado, ele vai atrair semelhantes... O semelhante atrai o semelhante! 

"Há uma (dentre muitas) Lei Universal denominada de "a Lei das Afinidades". Sempre teremos a companhia que procuramos:

- Comentarei as visões espíritas relativas à saúde mental a seguir!

Significados e práticas em torno dos problemas comportamentais:

Para o Kardecismo as dores/aflições são decorrentes das atitudes do Ser humano e têm correspondência com o estado evolutivo em que os habitantes deste Planeta ainda se encontram. 

Sobre esta perspectiva, o Espiritismo explica as questões pertinentes aos problemas mentais/comportamentais de duas formas:

1º. Compreendido como uma patologia (nos mesmos termos da Psiquiatria) com a qual o indivíduo nasce ou adquire através de um acidente/trauma, uma anomalia ou limitação orgânica, promovendo assim o seu comportamento "anormal". 

- Nesse caso, a doença se constituiria no seu Karma e através dele o homem estaria resgatando débitos de outras vidas!

Neste caso a loucura também poderia ser interpretada como um 'tempo de suspensão', uma paralisia como uma 'divida a ser saldada'. 

- Os males que afligem o homem nesta vida podem ter como uma de suas causas esse Karma!

2º. As auto obsessões, as obsessões de encarnado para encarnado e as de Espírito para encarnado podem acarretar em problemas comportamentais. 

Nas primeiras, o próprio indivíduo se obsidia, pois está repleto de complexos e culpas, geralmente de coisas praticadas em vidas passadas e das quais não consegue se livrar, esquecer (...)

- Isso causa ao individuo uma desarmonia em suas energias, que se refletiria em seus comportamentos destoantes! 

Em outras formas de obsessão restantes também ocorreriam desarmonias nas energias da pessoa por influência de uma mente encarnada ou de um Espírito obsessor que se liga à ela. 

- Porque nas doenças nós sabemos também que há influência dos Espíritos, porque os Espíritos também provcam doenças nas pessoas, eles influiem na vida da pessoa, no organismo e na mente!

"Entretanto, ambos os fóruns de explicação remontam ao próprio doente como responsável e gerador dos males que lhes são acometidos". 

- Colocado por esta perspectiva, o próprio indivíduo é o ponto de convergência de todo esse sistema. Ela é o lugar no qual e através do qual o "Mundo Invisível e Mundo visível se conectam". Nele, os dois eixos que ordenam a relação entre os dois mundos se cruzam (um Médium).

- O indivíduo de acordo com o Espiritismo, é a fusão de três elementos básicos: o Corpo, o Perispírito e o Espírito!

O Ser humano é possuidor de uma dupla natureza, que é composta por Corpo e Alma, em que as duas estão ligadas por intermédio do Perispírito. 

O Perispírito é fundamental tanto por ser o elemento mediador nas passagens e comunicações entre os "dois mundos"; quanto por ser nele, que estão registrados todos os nossos atos realizados em outras reencarnações (vidas passadas), e por ser ele que moldará o nosso Corpo físico. 

- O Perispírito pode nos explicar as causas das aflições, doenças e comportamentos anormais, pois é através dele que o "Eu" espiritual se apresenta e se molda ao corpo físico que ocupamos durante nossa existência no plano terrestre! 
 
"A pessoa surge como um composto cujos elementos se organizam internamente de maneira hierárquica, indo do mais espiritual=eterno ao mais material=mortal." 

O Perispírito além de intermediar, também responsabiliza-se pela ligação entre o corpo e o Espírito, para que este possa "expurgar seus karmas" e assim evoluir.

- Tanto os Espíritos que se comunicam nas reuniões mediúnicas ou os que obsidiam suas vítimas se ligam aos Médiuns ou obsidiados através do Perispírito!

Existe, uma diacrônia produzida pelo livre arbítrio e pelo determinismo na representação do "Eu Maior X Eu Menor". O Eu Maior seria a essência, o espiritual e o Eu Menor, o corpo, o físico. 

- Neste sentido, é obvio considerarmos mais as Terapias espírituais como um caminho lógico para buscar-se uma reorganização, e reajuste do Eu Menor, que se encontraria fragmentado ou desajustado, para reorganiza-lo e reorientá-lo ao seu Eu Maior!

Não obstante, a tomada de "consciência" da pessoa para a mudança de comportamento e a adoção de uma conduta moral tida como correta e ilibada também lhe seja primordial para que este processo de reorganização pessoal ocorra. 

- Sempre observando que no universo espírita, nós somos os responsáveis pelo que de bom e de ruim nos venha a ocorrer, haveremos de ser também pela nossa melhora ou a nossa cura!

Nessa perspectiva, as práticas Terapêuticas podem ser entendidas como um "Ritual educativo e reformador do Paciente". 

Mesmo em meu trabalho onde foram realizadas muitas pesquisas, as práticas desenvolvidas circunscrevem-se num lastro onde ocorrem: a Doutrinária, a Fluidoterapia, a indicação do culto do evangelho no lar, o auxílio fraterno e as Reuniões mediúnicas.

- As Doutrinárias são palestras abertas ao público que possuem grande importância no processo Terapêutico pois, para os espíritas é crucial o estudo e o entendimento da doutrina, para que estes auxiliem à promoção da "Reforma Íntima"!

Já a Fluidoterapia consiste-se na terapêutica através da água fluidificada (água energizada pelos Espíritos superiores) e na administração e transmissão de fluídos pelos Médiuns passistas para os Pacientes, com o objetivo de reorganizar as energias do doente e também de afastar temporariamente a influência dos Espiritos obsessores, visto que o afastamento definitivo só ocorrerá com a Reforma Íntima do indivíduo, em que ele muda suas atitudes e seus pensamentos, elevando assim, o seu padrão vibratório - nas palavras dos espíritas: "Na medida em que o indivíduo renova-se."

O que falam os Terapeutas:

O elemento fundamental nessa Terapia não vai ajudar muito se o Paciente não resolver fazer uma mudança de vida, uma mudança de comportamento, uma escolha de ambiente e de companhias, de pensamentos e de tudo mais... 

- Eu particularmente também penso assim, faz-se necessário que o Paciente, devidamente esclarecido e, 
uma vez conhecedor, compreendendo a extensão do seu problema, queira sair do processo de ressonância que o liga aos hábitos passados, vícios de conduta e todos os resquícios de memórias e pensamentos que lhe foram "implantados" ou "desenvolvidos" no decorrer de seu antigo estado infermo e aprisionado!

Se o que a pessoa estiver trazendo para sí estiver em desacordo com as leis da harmonia, da paz... não vai resolver. Neste caso o Paciente recebe os passes, os fluídos, recebe os tratamentos e volta novamente para os seus mesmos problemas antigos.

- Sendo que a cada recaída o problema retorna com mais intensidade!

O hábito do "culto do evangelho no Lar" - reunião que dever ser realizada uma vez por semana durante 30 a 45 min com a familia, onde são feitas orações de elevação e cura, também são lidas mensagens espíritas e no fim os participantes conversam sobre o conteúdo destas mensagens... que quase sempre parecem direcionadas aos problemas e dúvidas dos participantes encarnados destas reuniões (...)

Essa prática, na ótica dos espíritas, muda a "psicosfera do lar", tornando-o um ambiente mais leve e agradável, atraindo os Espiritos iluminados contribuindo para a melhora não só do Paciente, mas auxiliando também todos os membros da família - é utilizado o concurso de outras duas práticas Terapêuticas: o auxílio fraterno e as reuniões mediúnicas. 

- O primeiro consiste-se no atendimento às pessoas que procuram o socorro espiritual em busca de um auxílio para as suas aflições que podem ser de qualquer ordem: financeira, familiar, emocional, orgânica, espiritual, etc. 

Estas pessoas são amparadas por atendentes, geralmente Médiuns intuitivos, de clarividência e/ou clariaudiência, e, conforme a natureza e gravidade dos seus problemas, são encaminhadas para os diferentes serviços oferecidos pelas técnicas Terapêuticas.

A outra pratica, as reuniões mediúnicas, são momentos em que estão reunidos um Doutrinador e os Médiuns de várias faculdades (comunicação, ouvintes, videntes, intuitivos, etc.) para procederem à comunicação com Espiritos, sejam eles Amparadores, Mestres, Superiores ou os doentes, "sofredores/obsessores". 

Daí entram as práticas espiritistas: 

Ministrando, no que se refere aos últimos, ensinamentos cristãos e a reorientação para a prática do bem, buscando através do diálogo o arrependimento do "Espírito sofredor" e direcionando-o para o seu despertar para as leis do amor e justiça divinas. 

- E em relação aos primeiros, recebendo orientações e mensagens da espiritualidade superior!

Ultimas Considerações

- Numa tentativa de compreensão dessa forma particular de construção do mundo feita pelos espíritas, em que estão aí imersos as suas concepções de doença e cura, bem como suas práticas, já que para os espíritas, grande parte das doenças resultam da ação de obsessores ou Espíritos menos desenvolvidos!

- E que, as causas das doenças e obsessões podem ser e são entendidas como sendo de nossa inteira responsabilidade e que também estão intimamente ligadas ao nosso estágio evolutivo não muito adiantado, e em função das nossas "quedas e desvios morais". 

Sob esta perspectiva, "o ritual Terapêutico" quando desenvolvido, recria uma atividade educativa em que os Espíritos são reeducados e reorientados para seguirem em frente apoiados nos critérios evolutivos.

O mesmo ocorre com o Paciente e seus familiares, que fazem parte desse processo em busca da cura, implicando em Reforma Íntima e mudanças de comportamento.

Na medida em que o Espiritismo Kardecista vê e constrói as doenças em geral e os problemas mentais/comportamentais em particular, considerados tanto no seu aspecto patológico/orgânico, quanto explicados na esfera espiritual, como decorrentes de conduta pessoal incorreta nesta ou em outras existências, ele sugere, a partir de suas explicações e terapêutica, um determinado tipo de transformação social, que resulta de uma forma particular de visão de mundo, em que ele não se propõe a modificar ou contrapor-se ao meio, embora haja uma proposta implícita de ação sobre este mesmo meio social, em que as práticas assistências, de caridade e a reforma moral do homem apresentam-se como molas mestras dessa construção particular.

- Prefero referir-me assim, com o propósito de evitação a conceitos elaborados pela biomedicina, psiquiatria, etc. 

Em momento alguma me passou despercebido que as elaborações e construções comunitárias e do contexto social no seu sentido mais amplo estão impregnadas de elementos formadores de conceitos originários não só dessa forma específica de entender a doença mental, como também de outros modelos culturais existentes. 

Porém, não é de meu interesse aqui tomar esses conceitos em sua forma... "pura", principalmente no que tange aos primeiros, para entender o que venha a ser "saúde/doença mental".

Nesse sentido, meu objetivo é entendê-la como comportamento dito anormal - tomado principalmente no sentido do Espiritismo - e fora dos padrões socialmente estabelecidos como normais. 

Quero aqui salientar que em minhas pesquisas pessoais em 25 anos operando como Terapeuta da Alma, também já fui vitimado diversas vezes por ataques devastadores perpetrados por Cosciencias Extrafisicas nefastas, perigosas e violentas... 

Ataques obsessivos, Formas Pensamento, ataques Magisticos, Encantamentos, Maldições, Energias Vampiras como Olho Grande e Inveja... Magos Negros, endemoniamentos, Espíritos Negros  antiquíssimos, muitos destes, meus perseguidores de de minhas primeiras reencarnações e outros, decorrentes principalmente em função do meu Trabalho como Terapeuta, Espíritos parasitas ou vampiros que naturalmente se enfurecem e se revoltam quando retiro-os definitivamente das vidas dos meus Pacientes e consecutivamente de toda uma família mantida cativa e refém da moléstia morfética e nefasta que vinha deteriorando e adoecendo toda uma família, quem sabe até da ancestralidade desta família como uma verdadeira maldição familiar passada de uma geração para outra (...)

- Muitos precisam compreender que nem só de "Karmas" somos vítimas e que, não somos tão responsáveis assim, pela infinidade de problemas dos quais nos vemos envolvidos principalmente os oriundos das esferas espirituais!

- Mais ainda nos dias de hoje!

Os Espíritas com todo o meu respeito, assim arrumaram um ótima justificativa para responderem ao fracasso de muitos dos seus atendimentos e tratamentos.

- Se o tratamento der certo o mérito então é do Terapeuta Espírita, se der errado a culpa é do Paciente, na visão dos espíritas!

Vejo muitos bons palestrantes entre eles, porém, entre o grande número de "bons falantes e palestrantes", vejo poucos Terapeutas realmente interessados em interagir diretamente com o necessitados físicos e principalmente com os "pra lá de necessitados Extrafisicos" (...)

E ainda por cima, dificilmente veremos um legítimo Espírita assumir suas fraquezas e mazelas responsabilizado-se por isso. Via de regra, por experiência própria, em sua grande maioria, os adeptos da Casa Kardecista são arrogantes, preconceituosos e prepotentes, julgam-se acima de todos por "acharem-se conhecedores dos segredos e caminhos pós mortem (...)

- Até aqui só vi sectarismo Egoico e o domínio de mentes enfraquecidas por outras mentes que se julgam acima das outras!

Eles inclusive temem se contaminar vibracionalmente em determinados lugares e em companhia de determinadas pessoas...

- E também não posso jamais esquecer que Jesus Cristo nunca fez distinção de pessoas, ambientes e situações. Tratava a todos como semelhantes e era Ele o legítimo representante do Plano Espiritual na Terra. "MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO!" Jesus de Nazaré.

Quero aqui expor sem contra dizer ninguém que: somos violentamente assediados diariamente por energias e formas de consciência espirituais parasitas. Tal qual o universo de vírus, bactérias e outras infinitas moléstias vivas que nos cercam no plano físico...

- O mesmo se dá no plano espiritual, na dimensão em que abitam os Espíritos!

Por sermos a fusão entre estas duas dimensões, naturalmente também estamos sujeitos as suas ações, da mesma forma como também temos limitações e situações de extremo perigo no plano físico, principalmente nestes dias em que vivemos.

O Mundo Terrestre tornou-se letal para os Seres humanos: estamos sujeitos a infinitas formas de violência e tragédias mortais... Balas perdidas, morte prematura de inocentes nas ruas, violências físicas, morais, emocionais com Dolo, com a intenção de ferir e humilhar vidas humanas... de forma bárbara, inescrupulosa e mortal.

- Então eu questiono: seriam então estas milhares de crianças mortas que mal conheceram a realidade triste desta mundo em que atualmente vivemos, responsáveis por suas próprias vidas ceifadas de forma covarde, totalmente inesperada e barbara?

Uma criança que brinca na porta de sua casa e recebe em sua nuca uma bala de um fuzil que se perdeu do seu alvo e acertou a cabeça desta criança de 6 anos de idade (...), disparada a cerca de 1 quilometro de distância... queiram me desculpar, com todos os meus conhecimentos e estudos espiritualistas, tenho a mais plena convicção de que nem esta criança e tantas outras (que foram e continuam sendo barbaramente "arrebatadas" todos os dias no Brasil, por balas perdidas e outras atrocidades sociais), não possuem nenhuma responsabilidade ou culpas sobre isso... 

- Não mereciam e não merecem passar por isso, Tão pouco a dor que passam as suas famílias!

Precisamos repensar a Espiritualidade rompendo com a máquina de manipulação mental do também "Estado Profundo Espiritual" (...)

- Ele também existe!

Ralph Proença:.
BioTerapeuta.

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