Palestras Motivacionais para Jovens, vítimas de Transtornos Emocionais

 

   Transtornos Emocionais e a atualidade                 dos Jovens em nossa sociedade. 

                   Projeto Casa Jovem

A adolescência (10 a 19 anos) é um momento único, que molda as pessoas para a vida adulta. Enquanto a maioria dos adolescentes tem uma boa saúde mental, múltiplas mudanças físicas, emocionais e sociais, incluindo a exposição à pobreza, abuso ou violência, podem tornar os adolescentes vulneráveis a condições de saúde mental. 

Promover o bem-estar psicológico e protegê-los de experiências adversas e fatores de risco que possam afetar seu potencial de prosperar não são apenas fundamentais para seu bem-estar, mas também para sua saúde física e mental na vida adulta.

Principais fatos
  • Uma em cada seis pessoas tem entre 10 e 19 anos.
  • As condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos.
  • Metade de todas as condições de saúde mental começam aos 14 anos de idade, mas a maioria dos casos não é detectada nem tratada.
  • Em todo o mundo, a depressão é uma das principais causas de doença e incapacidade entre adolescentes.
  • O suicídio é a terceira principal causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos.
  • As consequências de não abordar as condições de saúde mental dos adolescentes se estendem à idade adulta, prejudicando a saúde física e mental e limitando futuras oportunidades.
  • A promoção da saúde mental e a prevenção de transtornos são fundamentais para ajudar adolescentes a prosperar.

De acordo com as atuais estimativas divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), grande parte das doenças e transtornos mentais diagnosticadas ao redor do mundo começam a ser percebidas aos 14 anos de idade. Algo percebido em escala crescente entre jovens e adolescentes nestes últimos anos.

E, associado a este fato é estimado que 01 (um) a cada 05 (cinco) adolescentes é diagnosticado com algum tipo de transtorno emocional, como o de ansiedade, depressão e transtornos de personalidade. 

E essa tem sido a pergunta mais comum em muitos dos nossos atendimentos com nossos pacientes, pais e mães, bem como os próprios adolescentes: como lidar com aluno ou jovem ansioso, deprimido ou com algum tipo de transtorno de personalidade? 

É importante o acompanhamento deste texto para complementar nossos esclarecimentos.

Transtornos emocionais e de personalidade entre jovens e adolescentes podem ser desenvolvidos por diferentes motivos, dentre eles, o fato dos nossos jovens da atualidade estarem vivenciando mudanças intensas, convivências tóxicas com familiares, a influência sem censuras das mídias, a velocidade das informações, a pressão dos desequilíbrios sociais, o avanço tecnológico, e etc. Coisas com as quais, em nossa época, jamais sonhariamos ou imaginariamos vivenciar, e vejam que mesmo para muitos de nós, adultos com vivência, experiência e maturidade, também sofrermos bruscamente com as consequências e transtornos sofridos pelos fatos atuais que por muitas vezes tiram-nos o prumo e o equilíbrio físico, mental e emocional.

Se para os adultos existem consequências, o que poderíamos deduzir sobre os efeitos causados pela aceleração e cobranças advindas da tecnológia que avança diariamente, as pressões sociais, conflitos familiares, a aceitação de si mesmos e milhares de outros fatores que permeiam as patologias atuais destes jovens?

Isso sem inserirmos no contexto às estatísticas em escala cada vez mais crescente sobre a violência exacerbada e morte de crianças, jovens e idosos que a cada ano batem recordes. 

O Brasil é o 9º país mais violento do mundo, segundo a OMS, a cada 100 mil pessoas, 31,1 são mortas...

E os jovens e adolescentes estão entre as principais vítimas desta violência que só avança, e busca cada vez mais formas surpreendentes de adentrarem nossos lares, nossas escolas, a mídia, a internet, as redes sociais, os jogos virtuais, os grupinhos de amigos e amigas e todos os espaços coletivos ou individuais em que se encontrem nossos jovens, nossos adolescentes e porquê não dizer, nossos próprios filhos?

Todas as mudanças que promovem conflitos e um cenário como o qual vivemos nestes últimos tempos traçaram o perfil do jovem do século 21. 

É evidente que não deva ser nada salutar!

O fato é que o temos observado é que a cabeça dos nossos jovens não está nada bem ultimamente...

Nossos jovens e adolescentes precisam ser acompanhados de perto por terapeutas e profissionais de saúde, às consequências dos transtornos com o devido acompanhamento seguido dos tratamentos apropriados podem atenuar, diminuir e curar estes jovens, para que não venham a se tornar futuros pacientes já com sequelas, complicações comportamentais e perdas na trajetória de suas vidas.

Faz-se extremamente necessária a implantação de um conjunto de ações e implanta-los em nossa sociedade, deixarmos de lado o individualismo, os égos, e o interesse apenas em benefícios próprios e pensarmos no futuro que será "dirigido" por estes jovens do agora: precisamos unirmos forças, nos darmos as mãos e trabalhamos juntos em uma plataforma colaborativa e edificadora de soluções a médio e curto prazo. Não temos mais tempo a perder.

Precisamos buscar auxilio e ajuda profissional de colaboradores afins, terapeutas, médicos, analistas, psicólogos, psicanalistas, entidades religiosas, assistentes sociais, pedagogos e outras entidades sociais, preparando equipes multidisciplinares devidamente organizadas para compor inicialmente o caminho mais indicado para se dar início a esse projeto de conscientização, esclarecimento, abordagem, identificação, encaminhamento e tratamento destes jovens que já venham sofrendo e apresentando traços de transtornos, a fim de que seus quadros emocionais não venham a causar maiores danos que possam afetar as suas vidas pessoais.

E bem sabemos que podemos abordar tudo isso em Palestras Motivacionais direcionadas para estes jovens e adolescentes. Este pode ser o estimulante que eles precisam para refletirem sobre si mesmos, indentificar seus problemas se os tiverem, tirar suas próprias conclusões, refletirem e buscarem orientação ou ajuda se acharem necessário, dês de uma orientação ou aconselhamento, ou mesmo um encaminhamento para um terapeuta ou outro profissional de saúde dependendo de cada caso. 

Devemos auxiliar este jovem ou adolescente a realizar seus sonhos, trilhar a vida com dignidade, tratar a saúde física e mental, abrir seus caminhos para alcançar seus objetivos.

Como devemos tratar jovens e adolescentes em uma palestra motivacional?

Em primeiro lugar, jamais devemos minimizar e tão pouco ignorar os problemas de um jovem ou adolescente, menosprezar sua dor em função da sua idade, por "acharmos" que os problemas dos jovens não se comparam com os problemas e as responsabilidades dos adultos. Diminuir os problemas dos jovens, ou menospreza-los comparando-os com os dos adultos, não irá fazê-los sentirem-se melhores, muito pelo contrário, só os farão sentirem-se mais desprezados, diminuídos e abandonados.

Eles precisam sentir que alguém se  interessa por eles, que essa pessoa se importa e quer colaborar com o seu desenvolvimento pessoal e emocional. Eles precisam se sentir seguros e não desconfiar mais ainda dos outros.

Não devemos amenizar o que eles estão sentindo ou passando, neste momento, fazer de conta que nada está acontecendo, ser indelicado ou indiferente não agrega, só piora a situação e o grau de transtorno deste adolescente. 

É em função destas situações que muitas das vezes levam estes jovens e adolescentes a buscarem nas drogas um pretenso estado de conforto entorpecente para que possam suportar o problema que estão vivenciando em silêncio. Em muitos casos, estes jovens já estão fazendo uso de bebidas, drogas e péssimos acompanhamentos, para de alguma forma preencherem seus vazios interiores, suas carências emocionais, afugentar seus medos e se sentirem pertencentes a um "grupo", seja lá qual for.

A total negligência em que se encontram os nossos jovens, e a negação deste problema social, familiar e educacional que cresce em escala alarmante em todo o mundo, afetam a todos direta e indiretamente, e estão causando sérias consequências em todas as sociedades e seus sistemas como num todo: escolas, universidades, agremiações estudantis e esportivas, empresas e instituições que contratam jovens aprendizes, instituições religiosas, culturais. 

Em todos os lugares observamos jovens problemáticos, independente de nível social, educacional, ou mesmo nacionalidade. Trata-se de uma desordem global.

A negligência sobre a saúde emocional, mental e a personalidade dos nossos jovens e adolescentes na atualidade, só aumenta seu efeito negativo fazendo com que seus problemas se potencializam e se reflitam na sociedade como um todo.

Nossos jovens precisam ser motivados continuamente e impulsionados de diversas maneiras. Sorrisos, bate papos descontraidos, orientações sobre várias questões da vida, aconselhamentos, conversas mais sérias, abraços e advertências são extremamente bem vindos. Pois muitos destes jovens não recebem mais estes estímulos e atenção em seus lares. Tudo agora vem pela internet...

É necessário colocar aqui, que a grande maioria destes jovens e adolescentes não possuem isso em casa!

Podemos abordar tudo isso e outros assuntos mais através de palestras motivacionais direcionadas para os jovens, de uma forma descontraída, bem humorada, em uma linguagem juvenil, de fácil compreensão. Onde podemos abordar varios temas e assuntos polêmicos, deixando-os a vontade para questionarem o que quiserem dentro do tema exposto, além de outras situações. Tudo isso será feito de forma inteligente, direcionada, orientada, dinâmica e didática, sempre orbitando o mundo jovial, pois este é o caminho.

É na adolescência que muitos jovens iniciam o processo de repensar as suas ações e iniciar os questionamentos e dúvidas que os levarão ao início responsável e consciente de suas vidas, para terem uma maior percepção e preparação para o futuro. É aqui que começam suas jornadas.

É um período de transição e de profundas mudanças físicas, pessoais, sociais, emocionais e psicológicas. Essas mudanças podem promover grandes conflitos internos que podem ser refletidos no aspecto externo, por isso é necessário que os pais, professores e responsáveis venham a observar mais estes jovens, orientar mais, buscar uma maior compreensão da situação e a terem acima de tudo, muita paciência durante essa fase.

Como são as Palestras para jovens?

As Palestras Motivacionais são ferramentas extremamente poderosas porque trazem a tona os assuntos preferidos dos jovens de forma descontraída e direta de forma abrangente e coletiva. 

Mas também podem servir como bússola no direcionamento destes jovens, principalmente nos casos dos transtornos emocionais e uma série de outros problemas de caráter emocional, pessoal, familiar e outros que possam estar afetando este jovem.

E para ser eficiente em uma palestra direcionada para jovens, se faz necessário o conhecimento de algumas respostas para questões elementares como:

Quais são as reais necessidades dos jovens nestes tempos?
Essas necessidades são reais?
O que eles pensam sobre?
Como aborda-los?
Atenção, como não ser evasivo?
Como escolher o tema de palestra motivacional para jovens?

Quais as principais necessidades dos jovens?

Nós da Casa Vida Jovem previamente promovemos uma pesquisa antecipatória a palestra, pois entendemos que uma pesquisa prévia é um agente agregador para o sucesso do evento. Precisamos conhecer os interesses da audiência, o perfil sócio econômico de cada um, a situação familiar em que vivem, o ambiente onde residem, bem como observar o ambiente do evento, verificar se é um auditório fechado ou espaço aberto. Se serão efetuados em escolas, áreas de convivência social, ginásios e em que bairros ou comunidades. Exatamente para saber como nos direcionar, sem expormos ou constrangermos o nosso principal alvo que é a nossa audiência, os jovens.

Montamos o cronograma da palestra motivacional com base nessas informações. Elaboramos uma pesquisa de opinião para saber o melhor assunto ou tema a ser apresentado, bem como as expectativas do evento.

Listar as principais necessidades destes jovens é um item fundamental neste processo. O nosso papel é muito similar ao de um médico, pois a palestra visa resolver problemas, e orientar para as soluções.

Se não indentificarmos o diagnóstico do problema, não há como apresentarmos um tratamento adequado. Os jovens sofrem de diversos males similares independente da classe social, mas se faz necessário indentifica-los antes de diagnosticar, pois cada um sente suas dores de forma e intensidade diferenciada.

Muitos dos nossos jovens e adolescentes passam diariamente por situações abusivas. Pais e mães portadores de personalidade Narcisista, extremamente tóxicos, agressivos, manipuladores e altamente perversos com seus filhos. Pais e mães dependentes de drogas ou alcoólatras, famílias destituídas de senso de moral, bons costumes, valores. Lares devassados pelo abuso sexual, abusos emocionais, total desrespeito e abandono na educação e orientação destes jovens para a vida. Jovens desprovidos de acolhimento, carinho, afeto, amor...

Muitos abandonados a própria sorte, tendo as vezes que se submeterem a situações ultrajantes para poderem ter com o que se sustentare ou provere suas próprias necessidades mais básicas. Vítimas de bullying, perseguições, exposições a situações humilhantes, vexatórias. Muitos vivendo em situação de total miséria, próximos a áreas violentas, vendas de drogas e outras situações ilícitas.

Entregues aí total abandono sócioal e ao total descaso daqueles que deveriam os amparar e proteger em acordo com as Leis vigentes em nossa Constituição.

Estás necessidades são reais?

Desconhecemos tanto o futuro quanto o que se passa na cabeça da nossa juventude, por isso perguntar não dói. Buscar o máximo de informações e traçar estes dados com outras informações é de extrema importância para conhecermos as reais necessidades e anseios dos nossos jovens e adolescentes.

Por exemplo: foi feita uma pesquisa e os jovens estavam reclamando porquê que seus pais não os deixam usar o celular.

Em uma pesquisa mais aprofundada com os pais, obsevamos que os jovens tinham direito a 2 horas de uso diário do dispositivo.

Percebam, o problema não é a proibição dos pais, o problema é que os jovens querem mais tempo usando o celular.

Em uma fase inicial, uma pesquisa de opinião completa pode ser feita com os jovens, pais e professores... 

É de suma Importancia ouvir os profissionais do setor, os especialistas no assunto que se pretende abordar e os próprios jovens, para entender o máximo de como funciona a mente deste jovem. Este é uma tendencia nas estratégias de motivação.

O que eles pensam sobre o assunto?

Toda a pesquisa de opinião ou o estudo informativo que recebemos serve para que possamos enteder e compreender o que os jovens pensam.

Não é certo ser manipulador, mas é preciso entendê-los e saber o que pensam para poder ajudá-los. Muitas vezes alguns palestrantes cometem um erro crasso que é de escolher os temas de palestras motivacionais com base em "achismos".

Sem ao menos conhecer a audiência, e assim perder horas e horas explorando e expondo algo que não é de interesse do público alvo. Não basta criar uma "persona", é preciso entender as emoções e interpretá-las de modo a enriquecer a palestra.

Como abordá-los?

Saber como iniciar a abordagem é fundamental, principalmente se tratando de um público jovem, ávido por novidades e totalmente criativos. Via de regra a comunicação deve suprir as necessidades do ouvinte em vista. E não deixá-los mais enfadonhos e entediados.

Os jovens possuem uma linguagem diferente, em sua maioria gostam de pessoas bem humoradas e “descoladas” como eles. A abordagem é fundamental, pois tendemos em grande parte a repetir comportamentos. 

Qual o trabalho de um palestrante neste ponto?

“Aquele que não conhece seu passado está condenado a vê-lo retornar sob a forma de comportamentos impulsivos ou de um fracasso”.
                                          Sigmund Freud 

Deixar de lado nossos preconceitos, e achismos é essencial em um bate papo com os jovens. Julgamos muitas vezes as ações sem conhecermos o passado das pessoas e temos a frágil ideia de que sabemos o caminho para conduzir estas pessoas.

A humildade para aprender a diálogar é uma das principais características de um líder, por isso ao escolher, por exemplo, temas para palestras para jovens católicos, ateus, agnósticos, cristãos, pobres, ricos, problemáticos ou não, não importa, apenas não julgue ninguém!

Como escolher os temas?

Os temas para palestras jovens são diversos, mas o primário é entender o que este público espera e precisa ouvir.

Temas para palestras em escolas possuem um carácter mais técnico e educativo, mas não deixam de ser motivacionais e relevantes...

Já os temas para uma palestra para jovens cristãos, deve seguir as normas e ditames da fé. O fato é que os temas precisam educar, prevenir, informar, orientar, motivar, cativar, e levar a reflexão  para promover a transformação.

Um outro detalhe: criar empatia através de assuntos que interessam ao público é o elemento chave em uma palestra para jovens e adolescentes. Criar empatia e despertar a atenção são passos fundamentais que precisam ser colocados e respeitados, caso queira ser efetivo em uma palestra.

Um tema atrativo é essencial, mas a forma como interpreta-lo e expor o tema é de suma importância. Para tornar simples as escolha dos temas, separei algumas situações que podem ser colocados para os jovens ouvirem em palestras motivacionais.

Os principais temas de palestra para jovens e adolescentes.

Os temas que podem ser abordados em uma palestra motivacional para jovens são diversos. E é claro que em tempos de transtornos emocionais, devemos trata-lo com sendo um assunto importante e que envolvem os jovens, para isso é interessante que estes assuntos sejam abordados de forma inteligente.

Promover atenção não só aos jovens mas promover palestras para os próprios pais destes jovens é um fator essencial.

No caso, é importante que as palestras tenham com intuito conscientizar e oferecer apoio seja qual for o problema que o jovem esteja vivenciando.

Temas como a superação, estresse, ansiedade e depressão, inteligência e gestão emocional são os principais. Mas, também abordamos muitos outros temas que são importantes e podem exclarecer e estimular os jovens a lidarem com o problema que possam estar vivenciando, inclusive a buscarem ajuda.

Existem temas pontuais que visam educar os jovens como a conscientização sobre o uso de drogas e seus efeitos negativos, temas para palestras também sobre educação. Sendo que os mais comuns são a importância da higiene pessoal, sexo seguro e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

A palestra para jovens pode ser uma forma interessante de levar assuntos importantes e complexos para esse público.

Trata-se de um evento que vai transmitir informações aos jovens e ainda conscientizá-los a fim de buscar ajuda em casos mais graves.

Palestras para jovens e sua eficácia.

Palestras motivacionais para os jovens também são uma forma eficaz de atender suas necessidades. Ouvir alguém diferente, abrir diálogo, surpreender e interagir é com certeza um canal para levar esclarecimentos, saúde e informação para essa atual geração.

Repito: tem que haver empatia e diálogo, precisamos lembrar que como adultos já passamos por problemas na juventude, sei que isso não resolve a situação. Mas fará com que o jovem não se sinta desamparado e sozinho. 

Pais e professores são fundamentais nesta fase, também promovemos uma série de palestras para os professores conciliarem este diálogo dentro e fora das salas de aula.

Neste momento os jovens precisam de um direcionamento, orientações e aconselhamentos que só uma palestra exclusivamente elaborada para eles pode oferecer.

Por exemplo: podemos oferecer de forma convincente informações que vão auxiliá-los no entendimento e na gestão emocional e seus conflitos pessoais.

Ao promovemos uma palestra motivacional para jovens estudantes, o poder das palavras ao ser colocado em prática é transformador no ambiente escolar. A palestra é eficaz em grande amplitude pois se bem feita pode causar impacto em vários setores da vida do ouvinte.

Os benefícios que uma palestra pode trazer para os jovens.

Potencializa a motivação intrapessoal;
A real compreensão dos seus problemas e como eles se desencadearam em suas vidas;
Aumenta o desejo pela vida;
Evolução emocional;
Redução do estresse;
Redução do quadro depressivo;
Melhor controle em como lidar com a pressão social;
Aumento da responsabilidade social;
Estimula a criatividade e a inovação;
Aumenta a empatia;
Aumento da Autoconfiança;
Aumento da Autoestima;
Desenvolve a capacidade para encontrar soluções;
Desperta do desejo por transformação;
Redescobre o prazer na socialização.

Qual o papel dos pais e professores?

Além do acompanhamento dos profissionais é importante estimular os pais, jovens e professores a lidarem com essas questões através de outras abordagens. E as palestras motivacionais para educadores podem somar para ajudar os jovens, pois as vezes deduzimos que apenas as palestras motivacionais para estudantes é a solução e isto não é verdade.

O professor hoje cumpre várias funções, e precisa entender o cenário emocional para lidar melhor com estes jovens. Por exemplo, no Oregon, Estados Unidos, um aluno de 17 anos levou arma carregada à escola com intenção de se matar.

Mas Keanon Lowe, o professor de 27 anos do colégio, desarmou e abraçou o estudante que levava uma arma carregada dentro do prédio escolar.

Esse tipo de iniciativa auxilia o professor na preparação para situações de risco, as palestras tem por objetivo sensibilizar pais e professores. Ou seja, o tema não precisa ser necessariamente apenas para motivar o jovem, mas o ideal é transmitir informações que sejam relevantes para a sua vida integral.

Existem vários temas a serem abordados.

Palestra motivacional para jovens de várias religiões;
Como estimular a criatividade na escola;
Assuntos preferidos dos jovens cristãos e não cristãos;
Principais temas de palestra motivacional para jovens estudantes;
Palestra de motivação para jovens em situações de vulnerabilidade social;
Palestra motivacional para jovens com transtornos e problemas emocionais;
Jovens dependentes químicos;
Quadros de risco ou depressivos;

Como contratar um Palestrante Motivacional?

Oferecemos mentorias e palestras para jovens, pais, professores e crianças.

Pessoas que desejam melhor a qualidade de vida e entender como funciona a vida emocional dos jovens.

Enfim, promovemos as palestras motivacionais para alunos, escolas e palestras motivacionais para pais e educadores em vários estados do Brasil se solicitados.

Conclusão: colocamos aqui o processo do desenvolvimento de uma palestra para jovens.

Devemos tomar nota do que se deve fazer em uma palestra para jovens:

Saiber quais as reais necessidades dos jovens.
Entender se essas necessidades são reais.
Descobrir o que eles pensam para desenvolver os assuntos que serão abordados.
Sem "achismos" e falando linguagem deles.
Não ser evasivo, e respeitar os limites.
Escolher os temas de modo a ajudá-los.

Para saber como funciona os nossos serviços em sobre nós, entre em contato pelo e-mail bioterapeuta.ralph@gmail.com, ou se preferir, através dos fones Amazonas 55+ (92) 98405-3144, ou Nordeste 55+ (88) 99609-3738.

Casa Jovem Vida
Ralph Proêńçâ
Bioterapeuta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUIROPRAXIA ORIENTAL (SEITAI JAPONES)

Radiestesia e suas Propriedades Terapêuticas

Mesa Radiônica Terapêutica