O DIFICIL MAS NÃO IMPOSSÍVEL RECOMEÇO



O DIFICIL MAS NÃO IMPOSSÍVEL RECOMEÇO

Por Ralph Proêńçâ 

Em nossas vidas também ocorrem encerramentos de ciclos e em muitos dos casos estes se dão de forma dolorosa: às vezes a perda de um bom trabalho, em outras situações o fim de um relacionamento e até mesmo a perda de um ente querido, situações que às vezes podem parecer impossiveis de ser resolvidas. 

Tratam-se de momentos que podem ser comparados  com o que chamamos de luto e isso não tem necessariamente a ver com uma morte física. 

O luto emocional do encerramento de um ciclo pode pode passar por algumas fases: a fase da dor, a fase da negação, da raiva, a barganha, a depressão e por fim a aceitação...

A vida também nos mostra que é cíclica e que há uma espécie de um "toma lá da cá", das quais devemos trabalhar o entendimento para estabelecermos de alguma forma um equilíbrio:

Trata-se do entendimento de que na vida não existem alegrias sem dificuldades e prazer sem dores, e que em momentos em que não vêmos nenhuma saída para alguma situação, só existem dois caminhos há se seguir: mergulhar de cabeça no baixo astral e sair em busca dos culpados ou, - seguir em frente e refazer a vida, a começar recolhendo os seus "caquinhos" espalhados por suas tristes lembranças.

Dificuldades existem e, embora possam causar muita dor e sofrimento, podem também nos ajudar a evoluir e encontrar saídas inesperadas para a vida. Em um nivel mais moderado, uma crise pode se tornar uma grande possibilidade de crescimento, autoconhecimento e desenvolvimento de ideias e ações criativas. 

Saber adaptar-se ao processo e assumir o protagonismo da situação é fundamental para superar com resiliência às situações problemáticas que podem acontecer com todos nós.

Se bem planejado e alinhado com o autoconhecimento e desejos pessoais, o recomeço pode trazer um excelente desencadear de emoções voltadas também para sensações relacionadas ao bem-estar e de dever cumprido para consigo mesmo.

Faz-se necessário não se cobrar tanto e ter o entendimento de que cada um tem um tempo diferente para recomeçar após um momento difícil, afinal somos seres feitos de subjetividade. Por isso é importante respeitar o seu tempo e suas necessidades. 

O autoconhecimento pode ser um bom aliado nessas horas, assim como evitar se comparar com outras pessoas, afinal cada um precisa compreender seus ciclos de acordo com suas vivências e ritmo pessoal.

 "Quando aprendemos a lição, a dor se vai".

Quando uma situação difícil acontece, é normal ficarmos carregando conosco culpas e sentimentos negativos, mas isso só faz com que a situação dolorosa se amplie e o paralise a tomar atitudes para seguir em frente. 

Não carregue às dores do seu passado para o presente. Por mais dolorosos que sejam os fatos ou situações, eles já ocorreram e não faz mais parte do hoje. Largar estes sentimentos pode lhe fazer recomeçar mais forte e mais confiante.

O ser humano tem a capacidade de ser flexível, mas, pelo ritmo frenético do dia a dia, nem sempre dispomos de tempo para nos adaptar aos acontecimentos e muitas vezes nem nos damos conta disso. Assumir o protagonismo da adaptação a um fato ou a uma situação nos possibilita ferramentas para racionalizar e agir frente a uma situação ruim e que tende a nos paralisar.

Olhar para o nosso interior nós traz ferramentas importantes para enfrentar uma situação mais difícil. Para sairmos dessas situações mais fortes e com aprendizados, é importante olhar para esses recursos criativos muitas vezes inexplorados. O caminho para esta comunicação é a linguagem simbólica. 

Existem pessoas que possuem facilidade para ter insights criativos, mas muitas vezes se faz necessária a ajuda de um Terapeuta para compreender e trazer a consciência estes recursos que muitas vezes são desconhecidos ao indivíduo e que são às ferramentas necesssrias para o enfrentamento de uma situação difícil.

Estabelecer objetivos e perspectivas para o futuro impulsiona e é fundamental para recomeçar. Mas, é importante ter em mente as razões que motivam você, seus ideais e convicções pessoais. Isso vai ajudar na tomada de decisões e a adaptar-se melhor às situações boas ou ruins, assim como ter a clareza dos motivos que você tem para recomeçar.

Se a "barra estiver muito pesada", muito difícil e se há uma desesperança avassaladora e que o imobiliza, de forma que você não consegue encontrar sozinho saídas e possibilidades para lidar e enfrentá-la, procure ajuda de um profissional de saúde. Além de auxiliar nos processos de encerramentos de ciclos ou em como lidarmos com situações-problema, vai ajudar a se autoconhecer e contribuir com o alívio de sintomas como ansiedade, tristeza e medo, promovendo mais qualidade de vida emocional.

Ralph Proêńçâ                              BioTerapeuta                                 

                Medicina Complementar 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Íris Escaneamento Digital

DESPERTANDO PARA OS EVENTOS MUNDIAIS

Quem foi Nikola Tesla (um dos maiores Gênios da humanidade)